Tecnologia em negócios locais: a parceria certa para soluções inovadoras!

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Quando pensamos no uso de tecnologia em negócios locais, algumas soluções costumam vir à mente. O uso de soluções para pagamentos em crédito e débito, o uso de sistemas de ERPs – dos mais simples aos mais complexos – e o uso de dispositivos para comunicação instantânea já fazem parte da rotina da maioria dos lojistas e prestadores de serviço.
Obviamente, isso tudo faz parte da adoção da tecnologia em negócios locais. No entanto, este conjunto de soluções costuma ignorar a existência de ferramentas que permitam fazer mais do que facilitar a rotina. Empresas de todos os tamanhos já adotam a tecnologia como canal de obtenção de vendas que aumenta o faturamento e gera resultado de forma consistente.
Recentemente, a Turris embarcou em um projeto que busca acessibilizar este tipo de aplicação de tecnologia em negócios locais, aumentando o alcance de vendas e, por consequência, o faturamento. Este artigo abordará alguns dos aprendizados que tivemos sobre a importância da adoção de soluções poderosas para os negócios locais.

A pandemia e a necessidade de adaptação
Este artigo surgiu a partir de uma ideia que surgiu em resposta à pandemia que vivemos. Enquanto as regras de isolamento e fechamento de lojas físicas surgiam e eram alteradas, houve a imediata percepção de que os pequenos negócios eram aqueles que mais sofriam as consequências disso.
O motivo logo foi identificado: quase que exclusivamente, este tipo de negócio é dependente do ponto de vendas, por não contar com soluções digitais como um meio de obtenção de faturamento.

O conceito de Glocal e sua aplicação em negócios locais
Essa mescla de tecnologia em negócio locais sem perder a essência destes empreendimentos aproveita um conceito cada vez mais comum. “Glocal” é o termo que une as ideias de “global” e “local” de forma integrada: trata-se de um empreendimento que funciona localmente e se identifica com o público local, sem abrir mão das comodidades de avanços tecnológicos e ferramentas poderosas.

Escalabilidade com pequenos negócios funciona?
O grande segredo da escalabilidade com pequenos negócios é que quem precisa adquirir escala é a plataforma, e isso beneficia os pequenos negócios que participam dela. Neste cenário, quanto mais negócio aderem uma plataforma, mais ofertas existem, mais usuários comprarão nela e mais oportunidades de negócios serão geradas.
É o conceito de um marketplace, por exemplo. Nele, cada loja atua por conta própria, mas uma única plataforma reúne os produtos e serviços oferecidos em um local. Desta forma, não é necessário que um usuário encontre a sua loja, individualmente, para comprar: se você ofertar o que ele deseja, ele encontrará você!

Já dizia o ditado: a união faz a força!
O grande segredo da tecnologia em negócios locais é a ideia de dissipar custos e somar resultados. Poucas empresas têm a capacidade de desenvolver uma plataforma de vendas parruda por conta própria, investir em marketing digital em alto nível e se converter em um portal de destaque em meio a uma infinidade de e-commerces já existentes.

No entanto, se vários empreendimentos participarem de um único portal, eles poderão fazer frente a qualquer concorrência, gerando seus próprios resultados de marketing digital com valores simbólicos!