Cooperativas de crédito e tecnologia: a aposta vale a pena?

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A relação entre cooperativas de crédito e tecnologia costuma parecer um tanto óbvia: hoje em dia, praticamente todas as soluções são realizadas por meio de sistemas integrados com diversas instituições financeiras.

Existe, porém, todo um universo de apostas tecnológicas que podem ser feitas para aprofundar ainda mais a relação com os clientes: soluções mobile, soluções web e plataformas que possam facilitar a interação entre consumidores e instituição financeira.

Estas ferramentas se tornam aliadas poderosas na obtenção de resultados, pois facilitam a comunicação e são pontos de captação de novos clientes. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre cooperativas de crédito e tecnologia, e como apostas neste segmento é uma necessidade cada vez mais óbvia.

As mudanças no modelo de atendimento

Abrir uma unidade de atendimento, colocar cartazes a respeito das vantagens e facilidades de crédito, imprimir alguns flyers para distribuir na rua e esperar que clientes entrem. Este é um modelo bastante tradicional de implementação de uma nova unidade de cooperativa de crédito: mas ele realmente é funcional?

Muitas vezes, cooperativas de crédito contam com uma estrutura ótima de operação, e acabam perdendo oportunidades de expansão rápida por não investirem em tecnologia que tornem a comunicação eficiente.

Ter sua marca e suas melhores condições diretamente comunicadas com o público-alvo correto faz toda a diferença na obtenção de resultados.

A necessidade de atuação remota em tempos de pandemia

Embora seja um situação excepcional, a pandemia que se alongou entre 2020 e 2021 reforçou (e escancarou) lições sobre a importância do uso de tecnologias que facilitem o acesso e a interação a serviços de forma, mesmo para alguns públicos que são tradicionalmente distantes deste tipo de solução.

Mais do que a necessidade de uma solução, aprendeu-se que a relação entre cooperativas de crédito e tecnologia pode ser frutífera para quem sabe utilizar as plataformas sociais e suas ferramentas próprias, reduzindo até mesmo o custo humano em atendimentos.

Cooperativas de crédito e tecnologia: o valor da estrutura mobile

Surpreendentemente, muitas cooperativas de crédito ainda negligenciam o enorme benefício de soluções mobile em sua gama de soluções. Quando bem utilizadas, essas soluções equivalem a ter uma unidade de atendimento em contato direto com o cliente, oferecendo soluções por meio de notificações, e permitindo que a pessoa busque por serviços de forma autônoma, explorando suas possibilidades e construindo uma relação de confiança com a marca, sem que ela precise fazer esforços adicionais para isso.

Cooperativas de crédito e tecnologia: como estruturar o desenvolvimento?

Reconhecidos os benefícios do uso de plataformas novas para as cooperativas de crédito, surge uma questão: como fazer o desenvolvimento delas?

Normalmente, cooperativas de crédito não possuem equipes de desenvolvimento além dos responsáveis pela sua manutenção de estrutura de TI, e só de pensar em programar um novo sistema, a ideia parece distante.

Felizmente, existem empresas como a Turris, que são especializadas em desenvolver sistemas personalizados, que atendem as necessidades de cada empresa com agilidade e tecnologia de ponta. Isso reduz o peso de desenvolvimento e manutenção do sistema, e oferece uma garantia de que a ideia se concretizará em realidade, mitigando os riscos do projeto de aproximação com clientes!

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