Como a análise de dados pode transformar a sua empresa?

como-a-analise-de-dados-pode-transformar-a-sua-empresa

Falar sobre como a análise de dados pode transformar a sua empresa pode ser um assunto extremamente repetitivo para quem já começou a buscar mudanças na área. Ainda assim, a grande maioria dos empreendedores ainda não fez essa transição, e pode se surpreender com as vantagens que a análise de dados podem trazer para seu negócio.

No tempo em que vivemos, o uso de dados é um sinal de competitividade, deixando de ser uma vantagem da tecnologia de ponta. Em outras palavras: quem não a usa, está perdendo tempo e dinheiro!

Neste artigo, vamos debater um pouco sobre como a análise de dados pode transformar sua empresa, compartilhando um pouco sobre os diagnósticos e ciclos de análise que a técnica proporcionam. Confira!

A era da análise de dados

Antes de mais nada, é importante levar em consideração que poucas coisas são tão importantes quanto a obtenção e interpretação correta de dados, no mercado atual. Eles são capazes de alimentar perspectivas e, até melhor, fornecerem a base para modelos preditivos que adicionam uma camada poderosa de segurança para as projeções do seu negócio.

Começando pelo básico: o registro de dados

Para começar da forma correta, é claro, a maneira de guardar os dados é essencial. Pode parecer óbvio, mas isso faz muita diferença: ter dados claros, organizados e acessíveis em formatos fáceis pode reduzir significativamente o trabalho do analista de dados – o que impacta diretamente no tempo e no custo!

Analisando dados e identificando fraquezas

Dados organizados, obtidos e reunidos são sinônimo de análise possível. É neste ponto que você finalmente poderá observar falhas operacionais em seu negócio, identificando quais setores precisam de mais auxílio, e onde o seu funcionamento flui da melhor maneira possível.

Muitas vezes, ainda, é possível observar o que funcionários e setores mais eficientes apresentam em comum, e que o os menos eficientes apresentam em comum, em termos de indicadores. Fazendo essa comparação, você pode ter uma resposta do que precisa fazer, e ainda terá a informação de que tipo de pessoa quer buscar em futuras contratações, por exemplo.

Elaborando estratégias que respondam às suas necessidades

Com os dados analisados, é possível elaborar respostas para o seu negócio. Este é um dos pontos fundamentais sobre o uso da análise de dados em qualquer negócio: não importa quão ricas são as informações interpretadas e os relatórios apresentados. É necessário que o decisor os entenda e tome um direcionamento correto a partir dali.

Ciclos de análise sobre estratégias aplicadas

Uma das ferramentas mais poderosas da análise de dados é a possibilidade de realizar ciclos analíticos até mesmo sobre a estratégia de resposta desenvolvida após a primeira análise. Em outras palavras, não é necessário o plano terminar de ser executado para saber se ele está funcionando: utilize os dados a seu favor em ciclos cada vez mais ágeis de análise!

Corrigindo, melhorando e reavaliando: as possibilidades de otimização das ações guiadas por dados

A elaboração destes ciclos cada vez mais ágeis de análise permitirá o desenvolvimento de soluções cada vez mais otimizadas. Guiar-se por dados significa poder ousar em abordagens contra intuitivas, desde que elas estejam suficientemente confirmados sob um viés estatístico. Este tipo de embasamento é o que permite que gestores criativos se destaquem na elaboração de soluções únicas, que levem sua empresa a um novo patamar!